quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Arte de Drew Struzan

Você pode não reconhecer o autor, mas certamente vai reconhecer sua obra.
A compilação dos pôsteres acima foram criados pelo mesmo artista: 
Drew Struzan
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Drew Struzan
Reconhecido imediatamente por seu estilo diferenciado, Drew é famoso pelos mais de 150 pôsteres que criou para diversos filmes, entre eles, os da saga de Star Wars eIndiana Jones, pelos quais tornou-se o artista preferido de Steven Spielberg (Struzan foi o único artista autorizado por Spielberg para ilustrar o icônico personagem E.T.) eGeorge Lucas, além de capas de álbuns musicais, capas de livros e muitos outros trabalhos.
O iníco da carreira
Nascido em 1947 no estado de Oregon (EUA), Drew cresceu como uma criança prodígio, com o raro talento para arte. Após graduar-se na Faculdade Central de Arte do Design de Los Angeles, um estúdio de design descobriu seu talento. Lá, iniciou sua carreira ilustrando capas de discos para vários artistas, sendo seu trabalho mais conhecido nesse ramo, a capa do disco “Welcome to my Nightmare”, de Alice Cooper, votada como uma das top 100 Capas de Álbuns de Todos os Tempos pela revista Rolling Stones.
O Império das Formigas
Seus primeiros trabalhos com pôsteres de filmes foram para filmes-B como O Império das Formigas e Comida dos Deuses. Enquanto a demanda por seu talento só aumentava, foi um trabalho para um pequeno filme de ficção científica chamado Stas Wars que estabeleceu Struzan e seu trabalho nos olhos do público para sempre.
O auge
Durante todos os anos 70 e 80, Drew produziu um volume constante de trabalho para diversos filmes como Blade Runner, a série Loucademia de PolíciaUm príncipe em Nova YorkRamboNegócio ArriscadoOs Goonies, as sagas de Star WarsDe Volta para o Futuro e Indiana Jones e muitos outros.


Indiana Jones e a Última Cruzada

O declínio da arte tradicional
Nos anos 90, com o advento do computador e da manipulação digital de imagens,Drew foi afetado pelo declínio da ilustração artística de pôsteres tradicional. Enquanto continuou criando pôsteres para filmes como Hook, A Volta do Capitão GanchoHarry Potter e Hellboy (o último poster de sua carrreira), ele começou a explorar novos ramos para seu trabalho, incluindo capas para histórias em quadrinhos, capas de games, edições limitadas de arte e o mercado de colecionadores.

A Aposentadoria
“Levou muito tempo para por em prática a idéia de me aposentar de meus 40 anos de esforço e sacrifício, mas agora que consegui, estou aproveitando a vida como nunca antes. Eu tinha esquecido como descansar, cheirar as rosas proverbiais e ver o futuro como oportunidade. Eu sou grato e honrado para ter tido a oportunidade de fazer todo o trabalho que eu fiz. Estou satisfeito de ter tido a capacidade de dar um presente de beleza e paz através de meu trabalho para tantos ao redor do mundo. Agora que eu diminuí a carga, tenho paz e felicidade como recompensa pelos meus dias de trabalho”.
- Drew Struzan -(3 de Setembro de 2008)
O escritor espanhol Iker Pérez explicou ao site TheRaider.net que “Ele [Struzan] quer ter mais tempo para sua família e poder trabalhar em suas próprias pinturas, além disso a situação atual da indústria cinematográfica não parece querer ajudar afinal.”
Este grande artista e, primeiramente, grande ser humano, deixou milhares de fãs órfãos de seu esplendoroso trabalho. É como se “o último dos românticos”, o último de uma geração de artistas que dedicou a vida a este ramo, sucumbisse a este mundo moderno. Drew recusava-se a misturar o computador a sua arte, pois acreditava que a alma do artista estaria na ponta do pincel quando compunha suas obras.

Segue abaixo, um trailer de um documentário chamado The Man Behind the Poster (O Homem por Trás do Pôster), feito sobre sua carreira recentemente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário