quinta-feira, 22 de março de 2012

Gil Elvgren - O Mestre das Pinup's

 
auto-retrato do artista
Gil Evlgren (1914-1980) foi o mais importante ilustrador de pinups do século vinte. Durante sua carreira, que começou em meados de 1930 e durou mais de quarenta anos, ele estabeleceu-se como o ilustrador favorito dos colecionadores e fãs de pinups do mundo inteiro. Embora a maior parte de seu trabalho tenha sido criado para uso comercial, cada vez mais tem sido reconhecido como artístico por colecionadores, museus, galerias e distribuidores. Apesar de ser considerado um importante artista e ilustrador de pinups, Evlgren merece ser reconhecido como um clássico ilustrador americano cuja carreira abrange diferentes campos da arte comercial. Ele sempre foi um mestre em retratar a beleza feminina, e sua arte não deve de forma alguma limitar-se a indústria dos calendários pinup.
 
Elvgren seguia um critério para a criação de suas pinups: elas deveriam possuir um rosto de quinze anos em um corpo de vinte. Durante sua carreira, Elvgren nunca perdeu de vista os fatores que apelavam aos olhares do homem americano, e mesmo que seu trabalho possa parecer preso a certa época por conta das roupas e do estilo dos penteados retratados nas imagens, elas sempre nos parecerão muito atrativas. Ele foi um artista que certamente soube como compreender e expor as proporções da beleza.
 
Elvgren sentia que suas modelos eram a chave para a força de suas pinturas, ele tinha um olho excelente para escolher a mulher certa para cada um de seus projetos. Muitas de suas modelos, entre elas Myrna Hansen, Myrna Loy, Donna Reed, Arlene Dahl, Barbara Hale, e Kim Novak, só fizeram sucesso no cinema depois de posar para o artista. Estas atrizes, no início de suas carreiras, puderam viajar por todos os escritórios do país imortalizadas como pinups pelos calendários da Brow & Bigelow, nos quais ninguém melhor que Elvgren, soube como retratar sua espontaneidade e frescura.
 
O artista costumava escolher modelos com testa alta, pescoço longo, olhos ligeiramente afastados, orelhas pequenas, nariz arrebitado, cabelo compridos, seios bem feitos sem serem exagerados, pernas e mãos bonitas, cintura fina, elegância e graça natural. A estas características inerentes, Elvgren acrescentava formas, alterava o contorno do busto, a silhueta das pernas, reduzia ainda mais a cintura, acrescentava mais inclinação ao nariz, tornava a boca mais cheia e sensual, ampliava os olhos e torneava curvas do corpo. As modelos deveriam se mostrar entusiasmadas, interessadas e mostrar grande habilidade facial, sendo capazes de oferecer uma ampla gama de expressões.
 
Fotógrafo ávido, ele mesmo fotografava suas modelos, e ao olhar e comparar as fotografias com as ilustrações, podemos entender melhor como o artista conseguia retratar tão bem a beleza feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário